Você conhece a Importância do Setor de Faturamento da sua Empresa?

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A importância do Setor de Faturamento nas empresas

Observamos sérios prejuízos nas empresas, originados na deficiência de gestão da área de faturamento, independentemente dos Sistemas utilizados nas suas organizações, pois, o rigor tributário de nossa legislação, fez com que o setor de faturamento se renovasse, exigindo das empresas atualizações constantes, visando não conter erros que podem comprometer a saúde financeira da empresa.

Como dito anteriormente, não basta emitir a nota fiscal de vendas, do pedido solicitado pelo vendedor, e confiar plenamente nas configurações realizadas pelo Sistema, ou com outros inúmeros softwares de apoio, se o faturista não tiver noção do que está fazendo.

Ocorrendo o fechamento da venda, representada pelo pedido, e, com o envio da mercadoria, o faturista, deve-se atentar em toda situação ocorrida, quer seja, na Classificação da Situação Tributária (CST), de todos os tributos que aquela empresa é contribuinte, podendo ser, de ICMS, ICMS ST, PIS, COFINS, IPI, e, cada um com sua peculiaridade, se o frete será cobrado na nota fiscal, se há seguro ou não, as condições de pagamento, dentre outras vertentes.

Portanto, independente do Sistema, o faturista deve possuir todo esse conhecimento, e, saber ao mínimo o funcionamento da sua empresa, com suas particularidades, e, opções de tributação.

A base de dados do setor de faturamento é peça essencial do pleno funcionamento da empresa, e, deve ser feita com extremo cuidado, com máximo de conhecimento e treinamento disponível. Sua execução permite a tomada de decisões gerenciais, e estratégias adequadas, proporcionando aos gestores uma visão ampla e geral da organização, além de ser o marco inicial de toda escrituração contábil, e fiscal, onde consideramos como o nascedouro das informações vitais.

Portanto, sustento que esse setor não deve ser relegado a iniciantes de carreiras nas empresas, ele deve ser considerado estratégico, devendo ser um dos setores mais vitais da companhia, pois qualquer informação errônea no faturamento, início do processo da empresa, contaminará todos resultados obtidos.

Empresas que mantém seus colaboradores em treinamentos constantes, que dividem as atividades desse setor, e tratam como um procedimento vital a entidade, tem estaticamente sofrido menos fiscalizações, e, consequentemente menos imposições de multas.

O faturamento em si é um processo, uma série de aspectos e etapas que são realizadas, etapas estas necessárias para que esse importante aspecto de gestão de empresa seja desenvolvido.

O faturamento inicia-se antes mesmo da concretização da venda, pois a empresa necessita de um planejamento sobre como serão as vendas e toda sua dinâmica. Assim sendo, os gestores de todas áreas da entidade, analisam as variações da demanda de cada momento do ano, para atender as necessidades de sua clientela, no momento em que irá comprar o produto ou serviço, planejando uma série de fatos que devem ser desenvolvidos.

Do exposto acima, é relevante mencionar, a qualidade das informações do faturamento prestadas aos gestores, onde por exemplo, uma empresa que tenha vendido muitos produtos tributados com PIS e COFINS durante determinado mês, mas, em contrapartida, apenas adquiriu produtos monofásicos (alíquota zero desses tributos), poderá ter um aumento de custo com esses tributos, anulando todo e qualquer lucro advindo dessas vendas.

Portanto, a informação do setor de faturamento correta, bem como a análise das compras realizadas, trará resultados satisfatórios de planejamento a companhia.

Destas informações, a entidade parte para análise de sua gestão financeira, que é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, tal qual demonstrei acima, onde a correta classificação do faturamento dos produtos tributados do PIS e COFINS, em contrapartida as compras de produtos monofásicos, geraram dados para planejar, e adequar os gastos financeiros.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa, colaborando com futuros planejamentos e ações a serem tomadas pelos gestores.

Atualmente, com toda tecnologia de informação existente, inclusive no âmbito da fiscalização, é um erro fatal, alocar pessoas sem qualquer experiência para execução e gestão da área de faturamento da empresa.

Concluímos que o setor de faturamento deve ser tratado com sua devida importância, alocando pessoas conhecedoras de todos assuntos a serem abordados.

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