TRÊS RELATÓRIOS IMPORTANTES PARA A GESTÃO DA SUA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

Valter Moura

Quais são os três relatórios financeiros que o proprietário da Farmácia de Manipulação não pode deixar de olhar todos os meses?

 

FLUXO DE CAIXA

Esse é aquele relatório que todos os dias você deve tirar 10 minutos para analisar e atualizar, pois mostra de onde vem o seu dinheiro e para onde vai, além das previsões de recebimento e pagamento. O que faz você ter um maior controle financeiro da sua empresa. Como funciona o ciclo de dinheiro no seu negócio? Quanto você tem que pagar o mês que vem? Quando você tem que vender? Verifique notas fiscais, registros do caixa, entre outros.

 

DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)

É o relatório que mostra a saúde financeira da sua empresa. Nele, você consegue saber se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo, qual o seu ponto de equilíbrio, além de ser a ferramenta mais importante para as tomadas de decisões. Trata-se de uma tabela única que divide em detalhes cada quantia financeira administrada na farmácia. Veja um exemplo de como é uma DRE para se familiarizar:

RECEITAS

2016

2017

2018

Anualidades/Mensalidades

R$

R$

R$

Receitas diversas

R$

R$

R$

Receitas de aplicações financeiras

R$

R$

R$

TOTAL

R$

   
       

(-) DESPESAS

R$

R$

R$

       

PESSOAL

     

Salários

R$

R$

R$

13º Salário

R$

R$

R$

       

ENCARGOS SOCIAIS

     

INSS

R$

R$

R$

FGTS

R$

R$

R$

       

GERAIS

     

Serviços prestados

R$

R$

R$

Serviços gráficos

R$

R$

R$

Serviços contáveis

R$

R$

R$

Material para laboratório

R$

R$

R$

Material para escritório

R$

R$

R$

Consertos e reparos

R$

R$

R$

       

DESPESAS FINANCEIRAS

     

Despesas bancárias

R$

R$

R$

Multas e juros

R$

R$

R$

IR sobre aplicações

R$

R$

R$

       

TOTAL DAS DESPESAS

R$

R$

R$

RESULTADO DO EXERCÍCIO

R$

R$

R$

 

 

BALANÇO PATRIMONIAL

Com essa demonstração você consegue saber qual a real situação patrimonial da empresa. As entradas são chamadas de “ATIVO”, as saídas recebem o nome de “PASSIVO” e a subtração destes números é o que chamamos de PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Esse relatório é o que vai te mostrar se você fechar a empresa hoje, o quanto você tem de sobra ou quanto você tem de dívida.

Trata-se de uma tabela organizada por categorias. Nele você terá o valor total para o quanto ganha ("ATIVO"), outro para o quanto paga ("PASSIVO"), e subtraindo-se a quantia que paga pela que ganha saberá qual a situação financeira de sua empresa naquele mês através do seu PATRIMONIO LÍQUIDO. Se conecte com a sua contabilidade, de forma a enviar todas as suas informações do seu movimento financeiro, e solicite esse relatório mensalmente, e a cada ano compare o parâmetro geral de 2017 com 2018, por exemplo. Você saberá se fechou o período do vermelho ou com uma boa margem de lucro. Veja um exemplo desse relatório a seguir:

BALANÇO PATRIMONIAL - Levantado em 31/12/2018

       

ATIVO CIRCULANTE

R$

                      PASSIVO

R$

Empréstimos a funcionários

R$

 Fornecedores

R$

Estoque

R$

 Aluguéis a pagar

R$

Clientes

R$

 Salários a pagar

R$

Caixa

R$

 Empréstimos obtidos

R$

Banco

R$

 Impostos a pagar

R$

Comissões

R$

   

ATIVO REALIZ. A LONGO PRAZO

R$

PATROMÔNIO LÍQ.

R$

Adiantamento de pagamentos

R$

Capital Social

R$

Clientes

R$

Lucros do Exercício

R$

Empréstimos a funcionários

R$

   

ATIVO PERMANENTE

R$

   

IMOBILIZADO

R$

   

Veículos

R$

   

Níveis

R$

   

DIFERIDO

R$

   

Gastos com estudos/cursos

R$

   

TOTAL DO ATIVO:

R$

TOTAL DO PASSIVO:

R$

 

Não menos importante: poupe dinheiro. Como investir no futuro, se não terá reservas financeiras?

Todo o funcionário tem um salário. Estabeleça um para si mesmo e não ultrapasse os limites, a fim de preservar as condições econômicas e financeiras da sua própria empresa.

Procurar integrar-se com a sua contabilidade, de forma que ocorra o envio das informações financeira de sua farmácia para serem escrituradas em tempo real, é essencial para possibilitar a geração desses relatórios com indicadores no menor tempo possível para ser analisado, e possibilitar a tomada de decisões e implementação das estratégias de gestão.

 

Aplique estes três relatórios na sua Farmácia de Manipulação e tenha uma gestão administrativa mais eficiente, o que vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

 

Nosso objetivo é lhe proporcionar as informações e indicadores necessários ao sucesso da sua Farmácia de Manipulação, conte conosco.

 

 COMPARTILHE ESSE POST
 
 
 
 
 
 

« Voltar

Valter Moura
Valter Moura

CRC: PE.029235/O-5
RG MTE: BA/000776-5

Receber e poder transmitir conhecimento é minha maior motivação. Formado em contabilidade com especialização em Gestão de Negócios e Controladoria para micros e pequenas empresas, Mentor de novos negócios, Técnico em Segurança do Trabalho. Minha meta é poder contribuir para um melhor ambiente de negócios no Brasil, que permita as pessoas ao meu entorno, se desenvolver através do conhecimento.